Vale ponto de caderno galerinha, copiiiiiem!
4ª Abordagem do conceito de Política.
-> Estudo dos comportamentos sociais inter-subjetivos.
O 4º significado do termo política foi utilizado por Augusto Comte em sua Obra "sistema de política positiva" (1851 - 1854). Defendeu que os fenômenos políticos dependem da interação social. A coexistência dos mesmos e sua sucessão estariam sujeitas as leis variáveis cujo uso permitiria, por sua vez, influenciá-los. Tratam se das "leis e tendências psicosociais constantes" determinadas e influenciadas pela cultura.
* A interação social ocorre sempre que alguma atitude influencia na reação/ação do outro e vice-versa (resultado da comunicação estabelecida). Tanto os contatos sociais como a interação são imprescindíveis para a socialização. A interação Social pode Ocorrer de:
A) Pessoa <--> Pessoa
B) Pessoa <--> Grupo
C) Grupo <--> Grupo
O Surgimento do Estado Moderno.
O liberalismo emergiu no séc. XVIII, como reação ao absolutismo, tendo como valores o individualismo e a propriedade privada. Projetou-se como adversário da concentração do poder político pelo Estado, principalmente no referente às atividades econômicas, no contexto do Capitalismo Concorrencial. Os requícios Feudais, na época, foram sendo extintos enquanto o capital industrial se implantava junto ao trabalho assalariado que passou a ser fundamental para o desenvolvimento da indústria.
Politicamente, o estado liberal se fundamenta na soberania popular, ideia expressa nas constituições liberais como a do Brasil. Nela se lê no artigo 1º "Todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos dessa constituição". Isso significa que, numa eleição, os votantes se pronunciam elegendo os representantes da vontade popular. Em consequência o parlamento torna-se a instituição central do Estado Liberal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário