Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Trabalho de artes - Op art

Op Art
Conceito:
      "Op-art" é uma expressão que vem do inglês optical art e significa “arte ótica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são em geral abstratos e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.
         A construção da arte ótica teria ínicio com base nas alterações das cidades modernas .O sofrimento do homem com a alteração constante em seus ritmos de vida também são uma preocupação constante. A vida rápida das cidades contribuiu para a percepção do movimento como elemento constituinte da cultura visual do artista. Outro fator fundamental para a criação da “Op Art” foi a evolução da ciência, que está presente em praticamente todos os trabalhos, baseando-se principalmente nos estudos psicológicos sobre a vida moderna e da Física sobre a Ótica.
Contexto Histórico:
A Op Art nasceu e se desenvolveu simultaneamente nos Estados Unidos e na Europa, em meados da década de 60. O termo foi empregado pela primeira vez na revista Times no ano de 1965.
Características na pintura:
A dinâmica da pintura na Op Art é alcançada com a oposição de estruturas idênticas que interagem umas com as outras, produzindo o efeito ótico. Diferentes níveis de iluminação também são utilizados constantemente, criando a ilusão de perspectiva. A interação de cores, baseado nos grandes contrastes ou na utilização de cores complementares são a matéria prima da Op Art. A maioria das técnicas utilizadas na Op Art, exploram as possibilidades do fenômeno ótico na criação de volumes e formas virtuais.
Escultura:
Os escultores modernos transmitem através de suas obras a sensação de movimento. Os elementos usados nas esculturas são restritos, simples e de fácil percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário